quinta-feira, 11 de setembro de 2014

DIA NACIONAL DO CERRADO - 11 DE SETEMBRO - GALERIA DE FOTOS DA INTERNET

HOJE, 11 DE SETEMBRO - DIA DO CERRADO

ICMBio protege 6 milhões de hectares de Cerrado

ICMBIO PROTEGE 6 MILHÕES DE 

HECTARES DE CERRADO

Nesta quinta-feira, 11 de setembro, comemora-se o Dia Nacional do Cerrado

Brasília (11/09/2014) - O Dia Nacional do Cerrado é comemorado nesta terça-feira, 11 de setembro. O Cerrado é um dos cinco grandes biomas do Brasil, cobrindo cerca de 25% do território nacional e englobando uma área entre 1,8 e 2 milhões de km² nos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso, oeste de Minas Gerais, Distrito Federal, oeste da Bahia, sul do Maranhão, oeste do Piauí e porções do estado de São Paulo. É a segunda maior formação vegetal do país, sendo a Floresta Amazônica a primeira, e a savana mais rica em biodiversidade do mundo.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é responsável pela gestão de 47 Unidades de Conservação (UCs) federais do bioma Cerrado – dez Áreas de Proteção Ambiental (APA), três Áreas de Relevante Interesse Ecológico (Arie), cinco Estações Ecológicas (Esec), seis Florestas Nacionais (Flona), 15 Parque Nacionais (Parna), um Refúgio de Vida Silvestre (Revis), uma Reserva Biológica (Rebio) e seis Reservas Extrativistas (Resex) – totalizando uma área de mais de 6 milhões de hectares do total de 203.938.689 ha do bioma, o que representa que 3,2% do bioma está protegido em UCs federais.

VISITE E CONHEÇA O CERRADO BRASILEIRO - UMA

 DAS MAIS BELAS E DESCONHECIDAS

REGIÕES DE SAVANA DO MUNDO

GALERIA DE FOTOS DO CERRADO












Parque Nacional Chapada dos Veadeiros - GO

































Ecoturismo - Pirenópolis (GO): uma ampla biodiversidade do cerrado brasileiro










PALMAS – No centro do Brasil, no Estado do Tocantins, um paraíso natural encanta. O Jalapão é um dos principais roteiros para quem pratica o ecoturismo 





Incontestavelmente a cachoeira mais bonita do Triangulo Mineiro. O Rio Claro cruza a BR 452 entre as cidades de Uberlândia e Araxá.



Fundada em 1953, a cidade de Alto Paraíso de Goiás está situada no Planalto Central brasileiro, no coração da Chapada dos Veadeiros



A Cachoeira Recanto dos Namorados fica próxima a Cachoeira de Sucupira. Ao chegar na Cachoeira de Sucupira, desça a margem esquerda do Rio Uberabinha por aproximadamente 1 Km. O córrego que forma a cachoeira, logo após a queda, desagua no Rio Uberabinha, no Cerrado Mineiro


Os rios Sono, Soninho, Novo, Balsas, Preto e Caracol banham a paisagem árida e rasteira, que varia do cerrado baixo à campina. Matas de galeria surgem próximas de rios, cachoeiras, lagoas, dunas de areia, serras e chapadões de até 800 m de altura. A jalapa-do-brasil, que deu nome ao Jalapão, pode ser encontrada em toda parte.

O Parque Estadual do Jalapão foi criado em 12 de janeiro de 2001 e se encontra localizado no município de Mateiros, no estado brasileiro doTocantins. O parque abrange uma área de quase 150 mil hectares e é considerado como o maior parque estadual do Tocantins.



Artesanato da região feito com capim dourado, sucesso entre os turistas estrangeiros



Parque Estadual do Jalapão

CLICAR PARA RETORNAR AO BLOG SOSRIOSBR

Nenhum comentário:

Postar um comentário